segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O programa da revista MAD - versão p/ MSX



         
         Em 1985, a revista MAD (e antes que me perguntem, já respondo: sim, eu lia essa eca! E pior, gostava...*) americana, mostrando-se antenada com a (então recente) febre dos computadores pessoais, fez uma edição com capa e algum conteúdo voltado à computação. 



Nos anos 80 a febre dos "personal computers" invadia tudo, até revistas de humor


    O tal conteúdo até que foi legal: além dos excelentes quadrinhos do mestre Aragonés, um programa em BASIC (basicamente uma rotina gráfica que plota o Alfred Newman na tela), com quatro versões diferentes, uma para cada um dos quatro computadores pessoais mais populares de então (nos EUA):  Apple II, Atari, Commodore 64 e IBM/PC.
  
     Como o MSX não atingiu muita popularidade na terra do tio Sam, é obvio não houve listagem pra a ele...mas não fique desapontado, já providenciamos uma (link ao fim da postagem)

    Na verdade, apenas o início do programa é específico para cada computador, o restante (da linha 500 ao fim) é código comum às quatro máquinas. Esse "restante" nada mais são que 129 linhas "DATA", que continham as coordenadas para que o desenho fosse traçado. 


   Reproduzo abaixo as páginas da revista que contém os códigos:

      


Digite, imprima e mande uma cópia pra revista (veja no canto direito). Naquela época havia tempo de sobra!




        Talvez como tentativa de estimular a sacal tarefa de digitar o código, é solicitado ao fim da 4a página, que os leitores enviem uma impressão da tela para a redação da revista. Apesar de tal empreitada (de digitar esse monstro) ser evidentemente demorada e trabalhosa, acredito que muitos dos leitores encararam o desafio. (Naquela época não havia ainda youtube, whatsapp, instagram e etc, ou seja sobrava tempo..)

    A conversão para MSX não deu trabalho, visto que podemos utilizar a versão para IBM com mínimas alterações. Na verdade, apenas uma alteração significativa: para que a string "What, me worry?" seja impressa em modo gráfico (SCREEN 2) no MSX, basta utilizar o comando OPEN":GRP", como vemos abaixo:

..
120 OPEN"GRP:" AS#1
130 PSET(67,178)
140 PRINT#1,"WHAT, ME WORRY?"
..

 Segue vídeo do programa rodando em um MSX1 (BlueMSX):






DOWNLOAD


      Você encontra aqui o código e o arquivo DSK. E aqui uma versão em Applesoft BASIC.


Até a próxima!


*publicaram um desenho meu na edição 87 (veja a capa abaixo). Não tenho mais a revista, se alguém a tiver me avise!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

BASIC 10-Liners Contest 2020