Faço este post falar do "Midi2PLAY" (p/ Windows 32/64), programa que desenvolvi que auxilia no processo de conversão de arquivos MIDI (.mid) para a sintaxe aceita pelo comando PLAY do MSX-BASIC.
Conforme explicarei abaixo o Midi2PLAY não faz a conversão sozinho, depende de outro programa (3ML Editor) para intermediar o processo. Mas é tudo bem simples e ao final você terá um programa musical em BASIC praticamente pronto para rodar no MSX.
Sobre o Midi2PLAY
O intuito principal foi desenvolver um parser conversor que gere código compatível com todas as versões de MSX (desde o MSX1), sem a necessidade de harware adicional como MSX-Audio, MSX-Music ou FM-Pac. Isto é, a sintaxe gerada pelo "Midi2PLAY" pode ser executada em qualquer MSX.
O programa ainda está em desenvolvimento porém já disponibilizo os binários para quem queira ir utilizando-o.
Segue o link para download:
https://github.com/rodrivas78/Midi2PLAY
Farei agora um rápido resumo de como o programa funciona:
Dando seguimento ao que eu disse anteriormente, o Midi2PLAY não converte diretamente os arquivos MIDI (.mid). Para isso ele depende de outro programa: o 3ML Editor.
O 3ML Editor é gratuito e pode ser baixado no link: http://3ml.jp/download.html
Veja abaixo como funciona o processo de conversão e qual a função de cada aplicação:
Arquivo MIDI --> 3ML Editor --> Arquivo MML(.txt) --> Midi2PLAY --> Arquivo .BAS
Passo a passo:
- Importar o arquivo MIDI no 3ML Editor.
- Ainda no 3ML Editor: exportar o arquivo MML. (Salvar como "mml.txt")
- Executar o "Midi2PLAY" (com o "mml.txt" devidamente formatado, em sua pasta)
- Será gerado o aquivo "play.txt". Basta salvá-lo como ".BAS" e utilizá-lo no MSX.
O que vemos acima é um resumo, para a correta utilização do programa faz-se necessária a leitura do manual do Midi2PLAY, visto que há alguns processos não automatizados. Na pasta do programa, juntamente com o manual, há imagens e arquivos de exemplo que o ajudarão a entender rapidamente o que deve ser feito para tudo funcionar corretamente.
Adendo
Fica-se compreendido que o Midi2PLAY poderia (ou deveria!) se chamar "mml2play, mas como o formato "mml" não é tão conhecido e para que a função do programa torne-se auto-explicativa, optei pelo nome atual.
Conforme mencionei anteriormente, o programa ainda precisa de algumas melhorias. Por exemplo: o usuário precisa efetuar alguns passos manualmente (não automáticos) para que o documento (mml) fique devidamente formatado e assim haja uma correta conversão. Pretendo automatizar alguns destes passos nas próximas versões.
Sobre a publicação do código, assim que possível, ou melhor, após uma devida "limpada", vou disponibilizá-lo no GitHub.
Se utilizar o programa ficarei feliz em ouvir o seu feedback.
Até a próxima!
keywords: MIDI para BASIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário